Se você tem crianças em casa, é necessário entender bem, tudo o que compõe o seu bebê reborn. Dizemos isso porque, a depender da idade das crianças que moram com você, alguns itens podem se tornar interessantes e serem facilmente engolidos. Assim sendo, garanta que objetos como chupetas e outros pequenos acessórios ficarão fora do alcance de quem não tem maturidade para lidar com a boneca. Isso não significa que as crianças não possam brincar com a boneca. Se for o caso, basta garantir que objetos pequenos não farão parte da brincadeira, ou que terão a supervisão de um adulto.
No que diz respeito ao cabelo do seu bebê reborn, tenha em mente que todos os elementos que o compõem são feitos com um cuidado extremo. O cabelo, por exemplo, costuma ser de peruca colada de alta qualidade. Assim sendo, não faz muito sentido ficar penteando o tempo inteiro, já que você não vai querer perdê-lo.
Por outro lado, saiba que é possível molhar o cabelinho com água, porém de forma leve e não use produtos químicos. Ademais, a escovação não é proibida. Basta fazer o procedimento com uma escova apropriada para o cabelo de bebês mesmo. Isso porque estes são itens que contam com cerdas super macias e delicadas. Evite pentear muito, e não molhe constantemente, somente quando precisar com pano umedecido com água, ou faça uma solução com 80% água e 20% condicionador neutro para bebê e use em pequena quantidade com borrifador.
Por fim, ainda com relação aos cabelos, trate seu bebê reborn como se ele fosse um bebê de verdade. Se você não seca o cabelo de um recém-nascido com um secador ou faz alisamento em seus cabelos com chapinha, não há razões para fazer isso com o cabelo da boneca.
E com relação à pele do bebê reborn, é que vemos uma grande quantidade de erros cometidos pelas mamães. No geral, os corpos dos bebês são feitos de dois materiais: silicone ou pano. Para cada um deles, é necessário tomar cuidados diferentes. Veja quais:
Pano: Neste caso, obviamente, a hora do banho é um problema. Você não deve dar banho no seu bebê reborn em uma banheira ou limpá-lo com um pano molhado, por exemplo.
Silicone ou Vinil: Aqui é possível dar banho no bebê. Não é aconselhável mergulhar, se acontecer, garanta que ficará seco, inclusive por dentro.
Contudo, além disso, é necessário tomar uma série de outros cuidados. Não é interessante ficar pegando o bebê com as mãos sujas, sob perigo de acabar manchando. Caso suas mãos estejam manchadas com tinta de caneta, por exemplo, pegar o bebê reborn é um erro grave. Isso porque com certeza a pele ficará manchada e você pode se sentir tentada a remover a mancha com produtos errados. Na realidade, qualquer produto químico vai piorar o estrago.
As partes em vinil do seu bebê não podem entrar em contato, de maneira nenhuma, com produtos que tenham em sua composição álcool, acetona, ou qualquer outro tipo de solvente, óleo ou removedor de tintas, caneta etc.
Para manter o seu bebê sempre limpinho basta sempre pegar ele no colo com as mãos bem limpas. Nunca beijar com batom ou gloss. Manter em um local arejado, limpo, livre de umidade e nunca deixar por muito tempo exposto ao sol ou em locais muito quentes. Caso vá ficar algum tempo sem pegar o bebê, cubra-o com uma mantinha ou um tecido limpo ou guarde-o em uma caixa limpa e que acomode bem seu bebê.
É preciso ter todo o cuidado para não manchar de tinta, principalmente com caneta e manter longe de papéis, jornais ou sacos plásticos que soltem tinta, pois o material do bebê absorve pigmentos com facilidade e, se manchar, não será possível fazer a remoção, por isso, não pegue o bebê no colo, caso sua roupa tiver cor forte e possa soltar tinta, como calça jeans por exemplo, ou outra peça.
É preciso ter cuidado também com roupinhas para bebê que tenham cores fortes pois, da mesma forma, podem soltar tinta e manchar o seu bebê. É recomendável lavar antes ou usar um conjuntinho de body e calça por baixo, pois assim protegerá o vinil (como se faz com um bebezinho de verdade).
Assim sendo, é melhor prevenir do que remediar. Falando nisso, não passe perfume diretamente sobre a pele do bebê jamais. A razão para isso é justamente o fato de que os perfumes têm substâncias químicas prejudiciais para o material. É preferível passar um perfuminho apenas por cima da roupinha se você quiser!
Tudo no rostinho do bebê é confeccionado com delicadeza e cuidado. Os olhos, por exemplo, merecem dupla atenção na hora de você cuidar do bebê. Qualquer atrito mais forte pode acabar fazendo com que essas partes descolem do corpinho, o que é totalmente desapontador.
Assim, recomendamos duas coisas para evitar esse tipo de problema. Ao limpar o bebê, faça-o com bastante delicadeza. No caso dos olhos, é bom até que você use um cotonete e faça movimentos super suaves. Ademais, quando for vestir o bebê, não o faça de maneira brusca. Lembre-se de ser delicada principalmente na hora de vestir uma roupa que precise passar pela cabeça. Segure-a com cuidado e deslize a roupa pelo bebê.
A melhor maneira de falar sobre o assunto é recomendar que você segure o seu bebê reborn como se ele fosse um bebê de verdade. Embora ao cair ele não se machuque, o material de que é feito pode ficar riscado ou manchado. Uma vez que não há jeito de remover as manchas, esse é um problema complicado de resolver.
Ademais, se o seu bebê for feito de pano, nem por um momento pense que pode segurá-lo pelas perninhas ou bracinhos. Bebês confeccionados assim vem com uma disposição já acertada previamente para que ele possa ficar nos mais variados tipos de posição. Desmontar essa configuração original pode ser problemático, uma vez que os membros ficam esticados demais para alguns movimentos. Nos piores casos, é possível até que venham a soltar-se. Por fim, não coloque pulseiras de metal em bebês de vinil, já que eles podem manchá-lo durante o processo de oxidação. Além disso, podem prejudicar os imãs com que muitas bonecas são confeccionadas.
Te mostramos que apesar de um bebê reborn não precisar dos mesmos cuidados que um bebê real, ele também precisa de um tratamento bacana. Uma vez que a confecção dos mesmos é muito detalhada e feita com minúcia, alguns tipos de tratamento podem danificar seu material.
Assim, leia com atenção todos os conselhos que deixamos neste manual, e se prepare para a chegada do seu bebê. Trata-se de um investimento de alto custo, e a falta de cuidados adequados pode fazer com que você tenha prejuízos muito antes do que imaginava. Ter um bebê reborn não significa que você não terá alguém de quem cuidar. Embora os pontos de atenção sejam diferentes, você não deixa de ser uma mãe. Assim sendo, cuide do seu bebê como uma boa mamãe faria. Esperamos que seus momentos sejam fabulosos!